8.29.2006

Opinião: Voto obrigatório
_________________________


O voto obrigatório foi implantado no Brasil com o Código Eleitoral de 1932 e vem, até hoje, causando polêmica e levantamentos sobre sua validade.
Apesar do voto ser um direito do cidadão, esse direito deveria ter caráter facultativo, afinal, quando se estabelece uma obrigação, ela deixa de ser um direito e passa a ser um dever.
Pensemos: democracia, apesar de um conceito deveras complexo, é sinônimo de forma de governo baseada na soberania popular, onde a opinião pública se faz valer através de uma forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo, e, sendo dessa forma, a validação de qualquer questão deve, pois, ser consultada popularmente, em sendo ela incitadora de polêmica.
Portanto, se uma grande parcela da população não vê nos atuais candidatos as figuras mais competentes para exercerem seus cargos públicos e representá-los, dever-se-ia entrar em pauta a questão da obrigatoriedade do voto, como meio de solução para quem está desgostoso com os políticos atuais.
Segundo o DataFolha, 18% dos eleitores têm intenção de anular seu voto. Sobre a questão da obrigatoriedade do voto, 50% são contra, 45% a favor 5% não sabiam opinar. Esses dados mostram claramente a insatisfação da população com o atual sistema eleitoral. E insatisfação popular deve insuflar mudanças, em qualquer país que se julgue sério. Será esse nosso problema?


0 Comentários a respeito:

Postar um comentário

<< Home