9.05.2006

Opinião: Referendo
_________________________


No ano passado, o brasileiro foi pego de surpresa com uma opção democrática que ainda não era de conhecimento geral: o Referendo. Era um sem número de explicações sobre ele que, de uma certa forma, ficou banalizado pelo próprio conceito.
Se Referendo é uma consulta popular para se decidir um tema de natureza polêmica e de importância adimensional, por quê se fez a escolha pela questão das armas e não pela do São Francisco?
É de conhecimento de todos que se investiu ano passado mais nas propagandas do referendo do que em Segurança Pública. Mais que paradoxo, um desrespeito com toda e qualquer pessoa que respire e se diga brasileiro!
É também de sabedoria geral que se faz necessária uma consulta popular em via da faraônica transposição do Rio São francisco. Garanto que 8 entre dez habitantes ribeirinhos são contra a transposição das águas do único e mais precioso meio de sobrevivência dessa população. Nem entro na questão de se revitalizá-lo; é uma necessidade tão óbvia que não é preciso consultar ninguém para se por em prática.
Então, pois, se uma banal e óbivia questão como a do desarmamento (vide o resultado) foi colocado em pauta para nós, não se poderia colocar também o questionamento sobre o desvio do Velho Chico? É de se pensar...


0 Comentários a respeito:

Postar um comentário

<< Home